FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO REGIONAL
O desenvolvimento regional é potencializado por ações e projetos que promovam a integração e o trabalho conjunto entre os atores do território (setor público, privado e sociedade civil), além da união e articulação dos municípios, objetivando alcançar resultados coletivos, processo que fortalece e favorece o desenvolvimento econômico. Nesse contexto, a estruturação do Fórum de Desenvolvimento Econômico Regional na Região Administrativa de Araçatuba, contando inicialmente com os representantes dos quatro maiores municípios, é uma iniciativa inovadora e promissora, com grande potencial de geração de efeitos multiplicadores positivos para a economia regional. A união dos municípios é necessária para ampliar as oportunidades de geração de emprego, renda, inclusão produtiva, abertura de empresas, inserção internacional, captação de recursos governamentais, atração de novos negócios, investimentos e ampliação da participação da Noroeste no PIB paulista. O projeto tem condições de se transformar em um divisor de águas na trajetória histórica de desenvolvimento regional, alçando a Noroeste a novos patamares de desenvolvimento socioeconômico.
POTENCIALIDADES E RIQUEZAS REGIONAIS
A região apresenta grandes potencialidades e oportunidades para o recebimento de novos negócios e investimentos. Os dados econômicos evidenciam a concentração e participação de alguns municípios do Noroeste, entre os maiores exportadores brasileiros de produtos do setor do agronegócio: Andradina é o 5° maior exportador brasileiro de carnes bovinas congeladas. Araçatuba é o maior exportador nacional de leite e nata; Valparaíso foi a 16° maior exportadora brasileira de açúcar de cana pura no estado sólido. A região se destaca ainda nas exportações de álcool, tendo vários municípios nas primeiras posições do ranking brasileiro: Valparaíso é o 4° maior exportador; Andradina é o 7°; Araçatuba é o 10° e Mirandópolis é 21°.
ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS (APLs) E INDUSTRIALIZAÇÃO
Além das riquezas do agronegócio, a Noroeste conta com relevantes setores produtivos do segmento industrial, destacando o APL Calçadista e Moveleiro de Birigui, o destacado setor industrial alimentício de Araçatuba, com a presença de multinacionais brasileiras; a agroindústria localizada em vários municípios da região e empresas estratégicas de setores diversos pertencentes ao parque produtivo industrial biriguiense. Esses segmentos e suas cadeias produtivas, geram emprego, renda e são potenciais indutores do crescimento econômico, trazendo, inclusive, destaque no campo exportador. Birigui é o 9° maior exportador de outros calçados com sola exterior e parte superior de borracha ou plástico; é o 15° maior exportador de outras máquinas e aparelhos para agricultura, horticultura, silvicultura, avicultura ou apicultura e ocupa a 9° posição entre os municípios brasileiros exportadores de transformadores elétricos.
Coluna “Observatório Econômico: indicadores de desenvolvimento local” (Folha da Região do dia 16/10/2022).
#TimeOrion
desenvolvimentoLocal #desenvolvimentoRegional #indicadoresEconomicos #cidadesInteligentes #tecnologiaSocial #arranjoProdutivoLocal #APL