Realizada no início de novembro, a COP 27 é a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas ao redor do mundo. Esse evento ocorre todo ano desde 1995 e dessa vez foi sediado na cidade de Sharm El-Sheikh, no Egito.
Na reunião, três pontos importantes para o controle de danos ao meio ambiente foram debatidos:
• Perdas e Danos: a ideia aqui é de que países mais poluentes devem pagar pelos danos que causam ou auxiliar de forma financeira países mais pobres para que possam lidar com os efeitos negativos das mudanças climáticas.
• Sistema financeiro global: neste tópico se propõe a revisão das atividades do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do Banco Mundial para que emita novos Direitos Especiais de Saque, concedida de acordo com as cotas de cada país, emprestando juros subsidiados para países mais pobres com projetos de descarbonização.
• Caminhando para 2,8ºC: a tão sonhada redução das emissões de gases poluentes. Estudos mostram que temos 7 anos para realizar essa redução ou nesse período a temperatura média da Terra deve subir 2,8ºC. É necessário investir mais em energia limpa e em combustíveis mais eficientes.
Por fim, devido a grande inflação e um cenário de baixo crescimento, diferentes governos ainda hesitam em “bancar a conta do clima” para se adaptar e reduzir suas emissões. É preciso manter uma atenção especial nesses aspectos e esperar que haja mudanças significativas até a COP 28.
#TimeOrion
#tecnologiaSocial #desenvolvimentoSocial #diagnosticoAgil #cidadesInteligentes #gestaoPublica #desenvolvimentoSocial #COP27 #mudancasClimaticas