Realizada no início de novembro, a COP 27 é a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas ao redor do mundo. Esse evento ocorre todo ano desde 1995 e dessa vez foi sediado na cidade de Sharm El-Sheikh, no Egito.

Na reunião, três pontos importantes para o controle de danos ao meio ambiente foram debatidos:

Perdas e Danos: a ideia aqui é de que países mais poluentes devem pagar pelos danos que causam ou auxiliar de forma financeira países mais pobres para que possam lidar com os efeitos negativos das mudanças climáticas.

Sistema financeiro global: neste tópico se propõe a revisão das atividades do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do Banco Mundial para que emita novos Direitos Especiais de Saque, concedida de acordo com as cotas de cada país, emprestando juros subsidiados para países mais pobres com projetos de descarbonização.

Caminhando para 2,8ºC: a tão sonhada redução das emissões de gases poluentes. Estudos mostram que temos 7 anos para realizar essa redução ou nesse período a temperatura média da Terra deve subir 2,8ºC. É necessário investir mais em energia limpa e em combustíveis mais eficientes.

Por fim, devido a grande inflação e um cenário de baixo crescimento, diferentes governos ainda hesitam em “bancar a conta do clima” para se adaptar e reduzir suas emissões. É preciso manter uma atenção especial nesses aspectos e esperar que haja mudanças significativas até a COP 28.

#TimeOrion


#tecnologiaSocial #desenvolvimentoSocial #diagnosticoAgil #cidadesInteligentes #gestaoPublica #desenvolvimentoSocial #COP27 #mudancasClimaticas